5 dicas infalíveis para economizar dinheiro

Você sempre tenta, todo mês é a mesma coisa, mas no fim acaba gastando todo o seu dinheiro e ainda diz que precisa de um salário maior. A questão é que, geralmente, mesmo ganhando um salário maior, talvez você ainda enfrentasse dificuldades para economizar dinheiro. Digo isso porque em vez de depositar o valor extra em conta, é provável que esse dinheiro fosse direcionado a mais gastos, supérfluos ou não. A tarefa de poupar pode se tornar mais fácil se você aprender a simplesmente gastar menos. É isso mesmo! Organizar as finanças significa dar prioridade aos gastos básicos e reduzir despesas “desnecessárias”. Veja a seguir dicas para economizar dinheiro.

1. Aprenda a organizar seu dinheiro

Use tabelas ou aplicativos para anotar suas despesas do mês. Esse é o primeiro passo para fazer seu controle financeiro.

Verifique se as datas de vencimento de suas contas estão de acordo com o dia que recebe seu salário. Altere o vencimento das despesas para o mesmo dia, por exemplo, uma semana depois do pagamento de salário. Assim você recebe o dinheiro, paga adiantado suas contas básicas e consegue saber quanto resta para administrar o restante do mês. Afinal, o atraso no pagamento de contas gera multa e juros, que podem ser bem altos, principalmente para cartões de crédito.

2. Cuidado com os gastos no fim de semana

Você trabalha a semana inteira e gosta de compensar o lazer no fim de semana. Tudo bem, mas não exagere. Se na sexta você curtiu a balada e gastou mais do que deveria, vá passear no parque no sábado e almoce em casa com os amigos no domingo. Assim você busca uma alternativa para conter os custos, mas se diverte sem precisar pagar a conta do restaurante ou cinema.

Cupons de desconto podem ser os seus melhores amigos. Pesquise bem e encontre ofertas que reduzem bastante o valor final da compra ou serviço.

3. Tenha um cofrinho e guarde o troco da padaria

Pode parecer pouco, mas dia a dia sempre temos algum valor pequeno em dinheiro que sobrou do supermercado ou do pastel da feira. Se esse dinheiro ficar em sua carteira, ele será facilmente gasto, afinal são apenas alguns trocados. Guarde suas moedinhas e notas em um cofrinho e poupe de modo mais simples, sem grande esforço. Ao final de 1 ano, quanto seu cofrinho poderá render? Por mais que o valor pareça baixo, é melhor ter essa quantia como saldo do que dever esse mesmo valor, não acha?

4. Leve comida para o trabalho e seja mais saudável

Isso mesmo, a famosa marmita de comida caseira é uma forma de economizar no almoço do trabalho. Por mais que a empresa lhe reembolse o valor gasto no restaurante, você pode levar poupar levando comida de casa. Assim, o valor do reembolso pode ser utilizado no supermercado, no caso de quem recebe vale alimentação. Quem recebe vale refeição pode usar o valor no tão esperado fim de semana, em locais que aceitem o cartão. Para aqueles que não contam com o benefício de vale alimentação ou refeição, a economia de dinheiro pode ir diretamente para a poupança.

5. Finalmente, não fuja da poupança

Ok, você conferiu as dicas acima mas ainda não guardou um centavo sequer. Se está endividado, procure parcelar seus débitos e não faça novas dívidas. Mesmo assim, guarde o quanto puder, seja 20 ou 50 reais no mês. Para quem não tem dívidas até o pescoço, basta encarar a poupança como um pagamento obrigatório, como se fosse uma conta extra. Adicione essa despesa em sua planilha de gastos e “se pague” todos os meses.

Seja o primeiro a comentar em "5 dicas infalíveis para economizar dinheiro"

Deixe um comentário Cancelar resposta