Como falar sobre dinheiro com as crianças

quinta-feira, 16 de abril de 2015

De acordo com especialistas em educação, crianças devem aprender desde cedo a lidar com o dinheiro. Nem sempre é fácil para os pais explicar para seus filhos qual é o valor real do dinheiro. Os pequenos costumam pedir brinquedos, entre outras coisas, que na maioria das vezes costumam ser bem caras. Apenas negar sem dar explicações pode tornar ainda mais difícil para a criança entender o valor do dindin. É preciso que eles entendam de onde vem o dinheiro e qual o esforço necessário para administrá-lo.


Separamos algumas dicas de como iniciar essa abordagem financeira com seus filhos, para que no futuro eles sejam adultos responsáveis e tenham as contas em dia.

1. Comece pelo básico
Assim que a criança atingir a idade em que comece a contar, ensine o valor das moedas. Com o tempo, deixe que ela faça pequenas compras, com sua supervisão, é claro.

2. Explique para que serve a mesada
A partir dos 7 anos, a criança pode aprender a administrar a mesada. Porém, esclareça para que tipo de gastos ela deve ser usada. Cuidado ao associar a mesada a recompensas por boas notas na escola, afinal os pequenos devem entender que estudar é uma obrigação e parte de suas responsabilidades.

3. Ensine seu filho a poupar
O cofrinho de porquinho é um ótimo início para uma reserva financeira. Mostre a ele que poupando é possível alcançar objetivos a curto, médio e longo prazo. Também é uma forma de aprender a organizar prioridades: o que é mais importante para ele? Juntar dinheiro para comprar o brinquedo que ele tanto quer ou gastar em balas?

4. Querer não é poder
Por mais que a criança saiba que poupando é possível realizar sonhos, nem tudo quanto é lançamento dos comerciais na TV poderá ser comprado por seus pais ou com o dinheiro de seu cofrinho. Ensine a seu filho quais são as necessidades básicas do lar e para onde o dinheiro da família é destinado. Explique quais são as prioridades do orçamento e deixe claro que não será possível adquirir tudo o que ele pede.

5. A origem do dinheiro
Fale com seu filho como é seu trabalho e quanto tempo e conhecimento é preciso para exercer sua função. Revelar o quanto ganha pode ser uma informação pouco compreensível. A criança deve entender que independente do salário, o dinheiro é recebido em troca do esforço e tempo dedicado.

Conforme seus filhos forem crescendo, a abordagem deve ser adaptada. De toda forma, é preciso que haja uma iniciação para que o assunto não seja um tabu. E você, como lida com a educação financeira em sua família? Deixe seu comentário!
Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright © 2015. Clube das Finanças.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Themes Paper. Powered by Blogger.
Creative Commons License