O cartão de crédito é uma forma de pagamento que está ficando cada vez mais popular. Um dos principais benefícios desse serviço é a possibilidade de parcelamento facilitado sem juros. Isso permite a realização de sonhos de consumo, como eletrônicos, móveis, roupas e até mesmo viagens. Porém, a falta de cuidado e planejamento do usuário pode implicar em um acúmulo de dívidas, se tornando uma bola de neve. Afinal, o cartão de crédito tem altas taxas de juros para quem paga em atraso ou menos que o total da fatura.

Tenha cautela com as compras por impulso e promoções imperdíveis
- Você deve se programar sempre que utilizar seu cartão de crédito, não somente nas compras de maior valor, mas também nas pequenas dívidas.
- Sempre tenha em mente qual o valor parcial da próxima fatura para calcular o impacto das novas compras.
- Verifique se possui a disponibilidade financeira para pagar as parcelas e débitos à vista. Sempre faça um planejamento para quitar o valor total da fatura para não cair no crédito rotativo, que incide em juros sobre o valor remanescente.
Não tenha vários cartões de limite alto
- Se você tiver muito crédito, além do valor de sua renda, é bem provável que faça compras de itens que não são extremamente necessários, o que irá resultar em faturas muito caras.
- Tenha de 1 a 2 cartões, com datas de vencimento diferentes, para que utilize a melhor data de compra e tenha até 40 dias para pagar. Mas, estabeleça um limite de gastos e sempre organize seus débitos para não ser surpreendido com uma conta maior do que seu orçamento.
Se informe a respeito dos benefícios e características de seu cartão
Programas de bônus e milhas podem ser interessantes, desde que você tenha gastos que resultem em uma boa quantidade de pontos. Uma alternativa é concentrar todas as compras básicas do mês no cartão apenas para acumular mais pontos. Todavia, é importante saber que esse benefício tem um custo, na anuidade do cartão.

Com apenas 1 dia de atraso, o usuário paga multa, mora e outras tarifas indicadas no contrato. E embora muitos não saibam, quando o limite é excedido com uma compra, ocorre a cobrança de uma taxa pela liberação do valor em caráter de emergência.
Consulte seu limite disponível antes de usar o cartão, somente ultrapasse o saldo em casos de real necessidade. Se a concessão estiver ocorrendo com frequência, solicite um aumento de limite.
Gostei do post, aprendi muita coisa principalmente a me controlar nas próximas compras.
ResponderExcluirMega abraço!