Com o custo de energia elétrica em alta, é preciso economizar o consumo para reduzir o impacto no orçamento doméstico. Conter o desperdício costuma ser o principal fator que pode auxiliar na redução das tarifas. Para se ter uma ideia, um televisor ligado por horas, mesmo no volume mais baixo, é equivalente a quantidade de energia necessária para iluminar 4 quartos por 5 horas. Nesse caso, seriam utilizadas lâmpadas fluorescentes compactas de 23W.
O que muitas pessoas não sabem é que equipamentos no modo stand-by podem ser os grandes vilões mascarados do orçamento. Imagine uma residência que deixa um aparelho de DVD ligado em stand-by frequentemente. Porém, ele é utilizado apenas 2 horas, duas vezes na semana. Isso significa que em um mês, o gasto do DVD em stand-by seria equivalente ao uso de fato do aparelho em 4 meses.
A solução para evitar esse tipo de desperdício é tirar da tomada os equipamentos que são pouco utilizados.
Como reduzir o consumo de energia elétrica
Além de evitar deixar aparelhos no modo stand-by, temos outras dicas que podem ajudar bastante a economizar eletricidade em sua casa.
Geladeira
- Faça o degelo com a frequência indicada no manual de instruções.
- Verifique a borracha de vedação da porta.
- Evite abrir a porta muitas vezes, afinal a geladeira é o segundo aparelho que mais consome energia em uma residência.
Lâmpadas
- Deixe a luz apagada em ambientes que não estejam sendo ocupados.
- Troque as lâmpadas incandescentes por versões fluorescentes, principalmente em locais onde a luz fica acesa por mais de quatro horas ao dia. Esse tipo de lâmpada econômica utiliza 60 a 80% menos de energia que a versão incandescente.
Televisão
Os televisores de modelo antigo, com monitor de tubo consomem bem mais energia que monitores LED. Não deixe o aparelho ligado quando não estiver assistindo a programação. Há pessoas que têm o costume de dormir com o televisor ligado, o que consome grande quantidade de energia desnecessária.
Chuveiro
Esse é o eletrodoméstico que mais gasta eletricidade no lar. Seu consumo chega a representar 30% da conta de luz.
- Tome banhos mais curtos, assim além de eletricidade, irá poupar água.
- Os furos de saída da água podem ficar entupidos, limpe-os.
- Mude a chave do aparelho para a posição verão nos dias mais quentes.
Seja o primeiro a comentar em "Reduza 12% da conta de luz apenas com gastos de aparelhos em stand-by"