Menor de idade pode abrir conta corrente?

Abrir uma conta corrente é um dos primeiros passos para iniciar a vida financeira do jovem. É importante que não haja dúvidas na contratação do pacote de serviços, assim a conta corrente servirá como aliada financeira em vez de vilã. Afinal, o bom uso do dinheiro e do crédito permite maior controle nas finanças pessoais. Veja a seguir se menor de idade pode abrir conta corrente e saiba como proceder.

Com menos de 18 anos, é possível ter uma conta corrente?

De acordo com o site do Banco Central, menores de idade podem sim ser titulares de conta bancária. O jovem menor de 16 anos precisa ser representado pelo pai, pela mãe ou pelo responsável legal. O maior de 16 e menor de 18 anos não emancipado deve ser assistido pelo pai, pela mãe ou pelo responsável legal.

Por exemplo, o Banco Bradesco possui um produto destinado a menores de idade, cuja renda seja a mesada paga pelos pais, que será feita diretamente na conta. O jovem recebe um cartão aceito em diversos estabelecimentos, funcionando na modalidade débito. Além disso, clientes com, no mínimo, 16 anos de idade podem ter talão de cheques. Para abrir uma Click Conta é necessário apresentar na agência o RG, CPF e comprovante de residência do responsável legal e RG ou Certidão de Nascimento do menor.

Já o Banco do Brasil possui a BB Conta Jovem, ideal para quem tem entre 12 e 21 anos incompletos e ainda não entrou na universidade. Ela é uma conta individual, sem limite de crédito, movimentada por cartão ou cheques. Para abrir a conta, é necessário comparecer a uma agência BB com carteira de identidade e CPF (original) do menor e do responsável, além de comprovante de residência (emitido nos últimos 90 dias).
Agora que você já sabe que menor de idade pode abrir conta corrente, basta escolher o banco de sua preferência e verificar os procedimentos para abertura de conta.

Seja o primeiro a comentar em "Menor de idade pode abrir conta corrente?"

Deixe um comentário Cancelar resposta